Roda de Aprendizagem como o tema: Piraí do Sul - Pr “A Terra das Pinturas Rupestre”
Autora: coordenadora pedagógica Eva Araújo de Mattos
No dia 09/03 os alunos do 4º ano A da Escola Municipal Pirahy , desenvolveram produções artísticas com o tema Piraí do Sul a Terra das Pinturas Rupestre, termo usado por Richard Rasmussen o embaixador do Turismo que nos visitou recentemente e fez uma belíssima reportagem envolvendo o turismo cultural sobre as pinturas rupestre . Essa atividade foi desenvolvida e pensada sob coordenação da professora Celina Benicio Fanha Mainardes. A docente relata que o conteúdo trabalhado foi a “Expressão humana através das pinturas rupestres” objetivando que os alunos valorizem a arte através da história local e ao mesmo tempo contextualizem com as práticas atuais.
Inicialmente nosso trabalho foi motivado com o filme Era do gelo que contém cenas de pinturas rupestres na caverna, em seguida realizamos uma roda de aprendizagem com auxilio de livros didáticos e materiais impressos, que abordou os seguintes aspectos: Percepção do cotidiano dos povos do passado muito distante por meio de seus registro; Reflexão sobre a composição das produções e suas possíveis intenções; Levantar hipóteses que no geral elas são compostas de desenhos, traços e sinais e representam plantas, animais ou pessoas no seu cotidiano e no ambiente em situações de dança, caça e alimentação.
Conversamos sobre os registros rupestres, e foi destacado que eram feitos com folhas, terra, caules, sementes, frutos, raízes, carvão, cascas, e sangue etc, . Nesse momento os alunos demonstraram curiosidade e interesse, era o que eu precisava para dar continuidade, visto que na próxima etapa, os alunos foram desafiados a exercitar sua imaginação histórica, pensando em uma situação do passado e posteriormente criar um registro como se fosse em uma parede da caverna, podendo usar materiais da atualidade, como folha de papel diversos, papelão, papel pardo, caixa de pizza, etc. No nosso caso específico usamos o papel Kraft e tintas.
Finalizamos nossa conversa com a exposição dos trabalhos enfatizando a importância e valorização das pinturas, historiadores e de nossa cidade. Temos a professora Cinara de Souza Gomes que desde pequena na fazenda de seus pais situada em Pirai do Sul- Pr, interessava-se pelos desenhos diferentes nas rochas, e adulta tornou-se historiadora e escreveu um livro, a autora do livro alerta população sobre a depredação de artes rupestres em nossa cidade, por isso a relevância do assunto para se trabalhar com nossos alunos e toda comunidade, já que Pirai do Sul foi rotulada como “A Terra das Pinturas Rupestre”.
Direção: Vanessa de Lourdes Calisz
Coordenação Pedagógica: Eva Araujo de Mattos
Prof : Celina Celina Benicio Fanha Mainardes
Comentários
Postar um comentário