As quatro emoções básicas e tirinha
AUTORA
Professora Katia Kolodisz Ackler, quartos anos A e B
Atividade 1: Explorando as emoções por meio de tirinhas
Explorando as emoções por meio de tirinhas
Aulas desenvolvidas para a habilidade EF04LP06, que consiste em: Identificar a estrutura e elementos de gêneros narrativos, como fábulas, contos, crônicas e tirinhas, reconhecendo personagens, enredo e recursos expressivos.
Iniciamos a aula com a exibição de uma videoaula sobre as quatro emoções básicas: alegria, tristeza, medo e raiva. Após a exibição, realizamos uma conversa coletiva para que os alunos compartilhassem suas percepções sobre cada emoção e como elas se manifestam no dia a dia.
Em seguida, discutimos o gênero textual tirinha, abordando suas características, como a presença de personagens, balões de fala e a construção da narrativa em poucos quadros. Os alunos analisaram exemplos e identificaram como as emoções podem ser representadas nesse formato.
Após essa introdução, os estudantes foram desafiados a criar suas próprias tirinhas, utilizando como tema as quatro emoções trabalhadas. Eles desenvolveram personagens e situações que ilustrassem momentos de alegria, tristeza, medo ou raiva, explorando a criatividade na construção dos diálogos e expressões faciais dos personagens.
Por fim, os trabalhos foram socializados e expostos na sala, promovendo uma reflexão sobre a importância de reconhecer e lidar com as emoções de forma saudável.
Videoaula utilizada:
Vamos Ler e IMM apresentam as quatro emoções base:
https://www.youtube.com/watch?v=N3sWMShXc8o&t=116s
Professora Katia Kolodisz Ackler, quartos anos A e B
Atividade 1: Explorando as emoções por meio de tirinhas
Explorando as emoções por meio de tirinhas
Aulas desenvolvidas para a habilidade EF04LP06, que consiste em: Identificar a estrutura e elementos de gêneros narrativos, como fábulas, contos, crônicas e tirinhas, reconhecendo personagens, enredo e recursos expressivos.
Iniciamos a aula com a exibição de uma videoaula sobre as quatro emoções básicas: alegria, tristeza, medo e raiva. Após a exibição, realizamos uma conversa coletiva para que os alunos compartilhassem suas percepções sobre cada emoção e como elas se manifestam no dia a dia.
Em seguida, discutimos o gênero textual tirinha, abordando suas características, como a presença de personagens, balões de fala e a construção da narrativa em poucos quadros. Os alunos analisaram exemplos e identificaram como as emoções podem ser representadas nesse formato.
Após essa introdução, os estudantes foram desafiados a criar suas próprias tirinhas, utilizando como tema as quatro emoções trabalhadas. Eles desenvolveram personagens e situações que ilustrassem momentos de alegria, tristeza, medo ou raiva, explorando a criatividade na construção dos diálogos e expressões faciais dos personagens.
Por fim, os trabalhos foram socializados e expostos na sala, promovendo uma reflexão sobre a importância de reconhecer e lidar com as emoções de forma saudável.
Videoaula utilizada:
Vamos Ler e IMM apresentam as quatro emoções base:
https://www.youtube.com/watch?v=N3sWMShXc8o&t=116s
Comentários
Postar um comentário