PROJETO ; FESTA JUNINA INCENTIVA O EMPREENDEDORISMO MIRIM

AUTORA
Professora Cristina Aparecida de Oliveira Cordel, quarto ano B e quinto ano A

A professora Cristina Aparecida Oliveira Cordel, juntamente com os alunos das turmas do 4 ano B e 5 ano A da Escola Municipal Pirahy, desenvolveram um projeto de empreendedorismo aproveitando as festividades juninas.

Aproveitando o interesse dos alunos nas festividades juninas, a professora, proporcionou a integração entre os alunos, pois a festividade estimula competências importantes para a sociabilização, como a cooperação, a paciência e o respeito. Também foi possivel conhecer as culturas de regiões diferentes regiões brasileiras ao celebrar os festejos.

Foi desenvolvido ao longo das últimas semanas,trabalhos com diferentes gêneros textuais,como poesias,confecções de cartazes,convites escritos e audio visuais,receitas de comidas tipicas da festa,entre outros.também foi trabalhado na disciplina de artes o conteúdo em dança quadrilha,dramatização do teatro Casamento na roça.Produzido enfeites juninos para a festividade e participado de brincadeiras típicas como pescaria,pula fogueira,etc.

Já para ampliar os conhecimentos sobre conceitos matemáticos, foram inicialmente trabalhados medidas de grandeza e de tempo na elaboração um cronograma festivo, produções de tabelas para analisando, qual seria o melhor produto para ser comercializado pela turma, onde o Brigadeiro foi o doce escolhido para ser comercializado. Após fazerem em conjunto, analises referentes aos gastos que seriam gerados e possíveis lucros obtidos.

A escola realizou o festejo no dia 24 do mês de junho onde foi convidada toda a comunidade escolar, a professora Cristina organizou uma barraca onde supervisionava os seus alunos que eram responsáveis pela venda direta ao comprador, e eram responsáveis por toda a negociação desde calcular o valor do produto até entregar o troco correto.

Outros alunos da turma ficaram responsáveis pela apresentação teatral e pela condução da encenação da quadrilha junina.

Nesse processo, os estudantes ampliaram e atualizaram as suas informações previas, atribuindo novos significados a seus conhecimentos,por meio da prática em situações relevantes do cotidiano. Uma aprendizagem significativa ocorreu naturalmente e foi percebido um comprometimento e uma alegria em fazer parte da elaboração dos festejos escolares..








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal, pequenos artistas.

FORÇA TAREFA DO 5ºANO A,DA ESCOLA PIRAHY, CONTRA O BULLYING NO AMBIENTE ESCOLA.

Projeto Cultura Africana