Projeto Cultura Africana
AUTORA
Professora de hora atividade Roseane Pires, 4 anoº A
Na segunda semana de abril a turma do 4º ano A, com o direcionamento pedagógico da professora de hora atividade Roseane Pires, trabalhou as tranças e as danças de rodas africanas no contexto histórico e na herança cultural dos povos.
Onde as tranças são usadas em artesanatos e principalmente em penteados, elas refletem uma cultura marcada por lutas, mostrando sua identidade, resistência e simbologia. Nos diferentes povos e tribos africanos a trança tem significados diversos. Como, por exemplo, diferenciar classes sociais, estado civil ou até mesmo características particulares de determinadas tribos.
A professora também trouxe a explanação a respeito das características das danças de rodas africanas e as diversa ocasiões que são realizadas, como as cerimônias em rituais de passagem, nascimento, casamento, entre outros. Geralmente o modelo de organização segue característica parecidas, em círculos, semicírculos ou fileiras. Presando sempre a participação de todos, independentemente da idade ou escala social na comunidade. E sempre com o acompanhamento de música produzida pelo som de instrumentos de percussão e batuques de tambores.
Como atividade prática houve a confecção de cordões trançados, que foi utilizado como acessórios na dança de roda africana, que teve como objetivo trabalhar as habilidades de experimentar e diferenciar os tipos de danças e manifestações, valorizando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais
O entusiasmo dos alunos nos mostrou que foi um momento de aprendizagem significativa, proporcionando um conhecimento por meio de experiências práticas: sensações de bem-estar, formação de vínculos e memórias
Professora de hora atividade Roseane Pires, 4 anoº A
Na segunda semana de abril a turma do 4º ano A, com o direcionamento pedagógico da professora de hora atividade Roseane Pires, trabalhou as tranças e as danças de rodas africanas no contexto histórico e na herança cultural dos povos.
Onde as tranças são usadas em artesanatos e principalmente em penteados, elas refletem uma cultura marcada por lutas, mostrando sua identidade, resistência e simbologia. Nos diferentes povos e tribos africanos a trança tem significados diversos. Como, por exemplo, diferenciar classes sociais, estado civil ou até mesmo características particulares de determinadas tribos.
A professora também trouxe a explanação a respeito das características das danças de rodas africanas e as diversa ocasiões que são realizadas, como as cerimônias em rituais de passagem, nascimento, casamento, entre outros. Geralmente o modelo de organização segue característica parecidas, em círculos, semicírculos ou fileiras. Presando sempre a participação de todos, independentemente da idade ou escala social na comunidade. E sempre com o acompanhamento de música produzida pelo som de instrumentos de percussão e batuques de tambores.
Como atividade prática houve a confecção de cordões trançados, que foi utilizado como acessórios na dança de roda africana, que teve como objetivo trabalhar as habilidades de experimentar e diferenciar os tipos de danças e manifestações, valorizando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais
O entusiasmo dos alunos nos mostrou que foi um momento de aprendizagem significativa, proporcionando um conhecimento por meio de experiências práticas: sensações de bem-estar, formação de vínculos e memórias
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