PROJETO VIAJANDO NAS HISTÓRIAS E ENTRANDO EM UM MUNDO DE IMAGINAÇÃO

AUTORA
Professora Cristina Aparecida de Oliveira Cordel, 4º ano B

A professora Cristina Aparecida Oliveira Cordel, juntamente com os alunos da turminha do 4 ano B da Escola Municipal Pirahy, está desenvolvendo um projeto de leitura para ser trabalhado o ano de 2023.

Nesse momento estão sendo trabalhado, a produção textual, interpretação e oralidade de diversos gêneros textuais como; convites, anúncios, cartas, declamações de poesia, fábulas, avisos entre outros.

Além da importância da leitura os alunos demonstram uma participação significativa nas mais variadas atividades, se destacando principalmente na produção e ilustração, onde surgiu a ideia de serem pequenos escritores. Os alunos escolheram seus temas, produziram suas histórias e fizeram as ilustrações de seus livrinhos. Através das produções espontâneas dos alunos, são trabalhados conteúdos de gramatica, dificuldades ortográficas, desenvolvendo a criatividade e imaginação.

Com o projeto, a leitura e a escrita estão sendo desenvolvidas de maneira lúdica, divertida e diversificada, despertando o interesse pelo mundo da leitura e imaginação. Houve fluência e desenvolvimento na oralidade através de contações de histórias nas outras turmas, apresentação de teatros e reproduções das histórias em um livro gigante com ilustrações realizadas pelos alunos coletivamente. Despertando o interesse da leitura nos demais alunos da escola.

Nesse mês aproveitando a celebração de Páscoa, foi escolhida pela turma a história; O coelhinho que não queria estudar. Motivando os alunos sobre a importância da leitura e escrita para a vida.

Nessa primeira etapa, com muito entusiasmo a turma confeccionou as ilustrações do livro gigante, organizaram um teatro e produziram seus próprios livrinhos.

Já iniciamos os preparativos para a próxima etapa, que será toda voltada para o escritor Monteiro Lobato e as suas histórias do Sitio do Pica-pau Amarelo, através de produções textuais, reconto de histórias, ilustrações e dramatizações.

Tenho observado os resultados positivos do projeto, pelo esforço e dedicação de todos para um processo de ensino aprendizagem, utilizando o afeto como um elemento transformador, capaz de cativar o estudante e alimentar sua vontade de aprender. Só conseguimos ver um ensino transformador quando o professor verdadeiramente se importa com seus alunos e com as conquistas diárias deles.

Colaboradores do projeto;

diretora Marcia Elaine Maia dos Santos

pedagoga Ana Paula Moreira Schvik

professora de hora atividade Tatilaine Jacob










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal, pequenos artistas.

FORÇA TAREFA DO 5ºANO A,DA ESCOLA PIRAHY, CONTRA O BULLYING NO AMBIENTE ESCOLA.

Projeto Cultura Africana